Materiais naturais: aproveite essa tendência!
Além de uma ótima opção para quem busca soluções sustentáveis para construções e reformas, os materiais naturais são ecologicamente corretos, duráveis, resistentes e trazem um toque de natureza para o ambiente.
A Biofilia – movimento que representa o amor pela vida e a reconexão com a natureza – está cada vez mais presente nos projetos de arquitetura e decoração. Vai muito além da questão estética: nos últimos anos, o maior contato com plantas, flores e elementos da natureza dentro do lar tem garantido muitos benefícios e qualidade de vida.
Com a correria do dia-a-dia, as pessoas estão com uma maior necessidade de ter uma atmosfera natural e relaxante em casa. A seguir, apresentamos alguns exemplos de materiais naturais que podem ser utilizados para revestimentos:
Pedra: A pedra é um dos materiais mais antigos e duráveis da construção civil. Existem diversas opções de pedras naturais, como granito, mármore, ardósia e pedra sabão, que podem ser utilizadas como revestimento de paredes, pisos e fachadas.
Madeira: A madeira é um material natural que traz conforto e aconchego para os ambientes. Além disso, é resistente e durável. Existem diversas espécies de madeira que podem ser utilizadas como revestimento, como o ipê, o cumaru e o jatobá.
Bambu: O bambu é uma planta de rápido crescimento e grande resistência. É uma opção de revestimento sustentável, pois é renovável e biodegradável. Pode ser utilizado como revestimento de paredes, pisos e tetos.
Palha: A palha é um material natural que traz um toque rústico e charmoso para os ambientes. Pode ser utilizada como revestimento de paredes e tetos, além de ser uma opção para forração de móveis.
Cortiça: A cortiça é um material sustentável e versátil que pode ser utilizado como revestimento de paredes e pisos. Além de ser resistente e durável, a cortiça é um excelente isolante térmico e acústico.
Barro: O barro é um material natural e econômico que pode ser utilizado como revestimento de paredes e pisos. Existem diversas opções de acabamento, como o tijolo aparente, o adobe e o cob.
Em suma, os materiais naturais oferecem um toque de natureza para os ambientes, tornando-os mais agradáveis e acolhedores. Aliados a uma boa iluminação, transformam o ambiente. É importante lembrar que, ao utilizar materiais naturais, estamos contribuindo para a preservação do meio ambiente e para um futuro mais sustentável.